terça-feira, setembro 16, 2025
InícioSAÚDEPará decreta emergência sanitária contra gripe aviária

Pará decreta emergência sanitária contra gripe aviária

Medida busca preparar o estado para uma resposta rápida e eficaz contra a doença. Atualmente, o Pará não registra casos de gripe aviária

O estado do Pará decretou Estado de Emergência Sanitária por 180 dias para fins de prevenção, controle e mitigação da ocorrência de gripe aviária (H5N1) de Alta Patogenicidade em aves silvestres, marinhas e domésticas de acordo com o Decreto nº 4.694, assinado pelo governador Helder Barbalho e publicado no Diário Oficial do Estado de ontem.

Pelo decreto, caberá à Agência de Defesa Agropecuária do Estado do Pará (Adepará) atuar como o órgão central e coordenador das ações de vigilância, prevenção e controle da gripe aviária em território paraense, em estreita articulação do o Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa) e demais órgãos federais, bem como instituir as diretrizes gerais necessárias à execução das medidas indicadas no decreto.

O decreto autoriza ainda a participação de todos os órgãos e entidades da administração estadual e das instituições privadas, federações, associações e sindicatos ligados à avicultura paraense, na realização e articulação e medidas de apoio ás ações de prevenção da ocorrência da gripe aviária.

A norma determina ainda que os municípios, bem como as entidades privadas no Estado do Pará deverão observar as orientações expedidas pelo Mapa e Adepará relativas às medidas e ações de prevenção, controle e monitoramento da gripe aviária.

Jamir Macedo, diretor-geral da Adepará disse que a agência tem trabalhado de maneira preventiva em relação à doença, sempre antecipando ações. “Intensificamos a fiscalização através de visitas às propriedades rurais do Estado onde as aves foram inspecionadas. Também intensificamos as ações de trânsito agropecuário de produto e subprodutos de origem animal nas fronteiras do Estado e no âmbito interno”, assegura.

A agência também adotou medidas administrativas como a publicação e uma portaria que regula a entrada de aves e seus produtos e subprodutos em território paraense vindos de outros estados, sobretudo dos locais onde há suspeitas e confirmação de casos da doença, além da solicitação ao governador do decreto de emergência sanitária publicado ontem.

“É um conjunto de ações para que possamos evitar a entrada da gripe aviária no Pará e, caso venham ocorrer casos confirmados, possamos agir de maneira rápida, debelando os possíveis focos e evitando que a doença se espalhe e cause impactos à saúde animal e á economia local”, justifica.

A suspeita de casos confirmados no município de Eldorado do Carajás já foram descartados semana passada.

E mais…

A Adepará alerta que pessoas não devem tocar ou recolher aves doentes, nem animais mortos. Além disso, reforça que o consumo de carne de frango e ovos bem cozidos não transmite a gripe aviária. A orientação é para que a população consuma apenas produtos inspecionados e seguros.

A notificação de suspeitas é parte da rotina do Serviço Veterinário Oficial. Qualquer pessoa pode comunicar casos suspeitos de Influenza Aviária pelos seguintes canais: Telefone – (91) 99392-2469; E-mail: emergencia.adepara@gmail.com;

Plataforma e-SISBRAVET: Acesso via site do Sistema Brasileiro de Vigilâncias e Emergências Veterinárias.

Fonte: (Luiz Flávio/ Diário do Pará) – 30/05/2025

COMPARTILHE

Saronita Miranda quaresma dd Almeida on Concurso Nacional Unificado abre 508 vagas para nível médio

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

POSTS RELACIONADOS
- Publicidade -
Cigana das 7

Mais Populares