Termo remonta a 1956, quando sociólogos da Universidade de Chicago observaram que os telespectadores desenvolviam relações parassociais com personalidades da TV, e eram vistas da mesma forma que amigos ou familiares.
Se você tem uma grande afinidade com a cantora Taylor Swift sem jamais tê-la conhecido, ou usa um chatbot como confidente, você vive uma relação “parassocial”, um adjetivo eleito palavra do ano de 2025 pelo Dicionário de Cambridge.
A cantora americana, inclusive, é citada pela publicação como um dos motivos que explicam um pico de buscas pelo termo em agosto:
“A cobertura global da forma como Taylor Swift anunciou seu noivado com Travis Kelce fez com que as buscas pelo termo ‘parassocial’ disparassem, enquanto a mídia analisava as reações dos fãs. Postagens de fãs diziam “Não estou sendo parassocial sobre isso” e falavam sobre “uma Swiftie sendo parassocial por dez minutos seguidos”.
O termo é definido pelo dicionário como “uma relação que alguém experimenta com uma pessoa famosa que não conhece, um personagem de livro, filme ou série de TV, etc., ou uma inteligência artificial”.
O termo remonta a 1956, quando os sociólogos da Universidade de Chicago Donald Horton e Richard Wohl observaram que os telespectadores desenvolviam relações parassociais com personalidades da TV, que eram vistas da mesma forma que amigos ou familiares.
“A palavra parassocial reflete o ambiente de 2025. O que antes era um termo acadêmico entrou na linguagem corrente”, comentou Colin McIntosh, do Dicionário de Cambridge, cuja versão eletrônica “registrou altos níveis de busca” por essa palavra.
/i.s3.glbimg.com/v1/AUTH_59edd422c0c84a879bd37670ae4f538a/internal_photos/bs/2025/S/A/aXy4R4RHW2W5vgZSDcAw/captura-de-tela-2025-11-18-141316.png)
A professora de psicologia social experimental na Universidade de Cambridge Simone Schnall destacou que “muitas pessoas estabelecem relações parassociais intensas e pouco saudáveis com influenciadores”. Elas desenvolvem a sensação de conhecer as pessoas com quem têm relações parassociais, e confiam nelas até isso levar “a formas extremas de lealdade”, quando esse é um assunto “totalmente unilateral”.
Outra palavra que tem um “impacto importante” neste ano é “slop”, que significa conteúdo de má qualidade gerado por inteligência artificial.
No total, cerca de 6.000 palavras, entre elas “tradwife” (esposa tradicional) foram adicionadas em 2025 ao Dicionário Cambridge eletrônico, que é gratuito e afirma ter cerca de 350 milhões de usuários e mais de 1,5 bilhão de páginas acessadas anualmente.
Fonte: Por France Presse – 18/11/2025


