terça-feira, setembro 16, 2025
InícioPOLÍTICAPlenárias eleitorais de saúde no Pará: O que são e por que...

Plenárias eleitorais de saúde no Pará: O que são e por que são importantes para a sociedade

O Conselho Regional de Enfermagem do Estado do Pará (Coren-PA) reforça a importância das plenárias como instrumentos de fortalecimento do controle social na saúde pública. Desde 2001, o Coren-PA tem se destacado por sua atuação na defesa dos direitos da categoria de Enfermagem e na promoção de um sistema de saúde mais justo e acessível para todos.
Segundo Antônio Marcos Freire, presidente do Coren-PA, o controle social permite que profissionais de Enfermagem influenciem na fiscalização e nas sugestões de ações para a saúde pública. “O controle social representa a possibilidade de que os profissionais de Enfermagem contribuam efetivamente no processo de controle, fiscalização e sugestão de ações para a saúde nos diversos municípios do estado, de maneira que a assistência possa se aproximar da realidade pretendida pela sociedade”, afirmou.

O processo eleitoral para escolha dos delegados à Plenária Estadual de Saúde é decisivo para garantir que as políticas públicas de saúde reflitam as necessidades reais da população. As plenárias municipais permitem que diferentes segmentos da sociedade, incluindo usuários, trabalhadores e gestores da saúde, possam apresentar suas demandas e colaborar para as decisões que impactam diretamente a saúde no Pará.

Com o objetivo de definir os representantes para a Plenária Estadual, o Edital nº 010/24, publicado no Diário Oficial do Estado do Pará, apresentou as datas e locais para as plenárias eleitorais das diversas regiões de saúde do estado. Essa mudança no calendário tem o intuito de garantir maior participação e representatividade nas escolhas dos delegados que, posteriormente, irão compor a Plenária Estadual de Saúde, prevista para o dia 5 de dezembro de 2024, no Ginásio Poliesportivo da Universidade do Estado do Pará (UEPA), em Belém.

A eleição ocorre em plenárias segmentadas, respeitando os critérios definidos no regimento da Conferência Estadual. Cada segmento (usuários, trabalhadores e gestores) elege delegados titulares e suplentes que atuarão como representantes das suas respectivas áreas e levarão para a Plenária Estadual as propostas e demandas da sociedade. Dessa forma, o processo eleitoral das plenárias fortalece a democracia no Sistema Único de Saúde (SUS), garantindo que as decisões sobre a saúde pública no estado sejam mais alinhadas com as necessidades locais.

COMPARTILHE

Saronita Miranda quaresma dd Almeida on Concurso Nacional Unificado abre 508 vagas para nível médio

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

POSTS RELACIONADOS
- Publicidade -
Cigana das 7

Mais Populares