quarta-feira, setembro 17, 2025
InícioMUNDOPolícia americana segue em busca do assassino que matou deputada e atacou...

Polícia americana segue em busca do assassino que matou deputada e atacou senador estadual no sábado; ambos eram do partido Democrata

Governador de Minnesota, Tim Walz, classificou o crime como um caso de “violência política direcionada”. Segundo o Departamento de Apreensão Criminal de Minnesota, o criminoso abandonou um veículo, que tinha uma lista de nomes de parlamentares e outras autoridades.

A polícia norte-americana continua a busca pelo assassino da deputada do Minnesota (EUA), Melissa Hortman, e seu marido, Mark Hortman. Eles foram mortos a tiros em casa, na cidade de Brooklyn Park, na madrugada de sábado (14).

A democrata atuou como presidente da Câmara dos Representantes de Minnesota de 2019 a 2025 e ficou conhecida por expandir direitos ao abordo e legalizar o uso recreativo da maconha.

O autor dos disparos matou o casal após atacar o senador estadual John Hoffman e sua esposa, na cidade vizinha de Champlin, informou o governador de Minnesota, Tim Walz.

Hoffman é senador estadual de Minnesota e também do Partido Democrata. Ele preside o Comitê de Serviços Humanos do Senado.

O casal passou por cirurgia e, segundo Walz, os médicos estão “cautelosamente otimistas” quanto à recuperação deles.

O senador estadual John Hoffman e a deputada estadual de Minnesota, Melissa Hortman — Foto: AP/Abbie Parr/Minnesota Senate photographer's office
O senador estadual John Hoffman e a deputada estadual de Minnesota, Melissa Hortman — Foto: AP/Abbie Parr/Minnesota Senate photographer’s office

‘Violência política direcionada’

O governador de Minnesota declarou ainda que as mortes de Melissa e Mark Hortman são um caso de “violência política direcionada”. Minnesota é um dos estados onde o controle é dividido entre democratas e republicanos.

Segundo o Departamento de Apreensão Criminal de Minnesota, a polícia de Brooklyn Park trocou tiros com o suspeito, identificado como, Vance L. Boelter, de 57 anos. Ele fugiu a pé, abandonando um veículo, que tinha uma lista de nomes de parlamentares e outras autoridades.

Boelter trabalha para uma empresa de segurança e já teve treinamento militar. O FBI anunciou uma recompensa de US$ 50 mil para quem fornecer informações que levem a localizá-lo.

Ele enviou uma mensagem por volta das 6h17 (horário local) para amigos dizendo que “ficaria ausente por um tempo” e que “poderia morrer em breve”. A mensagem de texto foi enviada para David Carlson – que ele conhecia há cerca de 50 anos – e Ron Ramsey.

“Fiz algumas escolhas, e vocês não sabem de nada sobre isso, mas vou ficar fora por um tempo. Posso morrer em breve, então só quero que saibam que amo vocês dois e que gostaria que não tivesse acontecido assim”, leram os amigos a repórteres.

David Carlson, que ele conhecia há cerca de 50 anos — Foto: Reprodução/X
David Carlson, que ele conhecia há cerca de 50 anos — Foto: Reprodução/X

Busca pelo assassino

A agência de inteligência divulgou que Boelter usou uma máscara para praticar os assassinatos e não ser identificado.

Como medida de segurança, as autoridades emitiram no sábado uma ordem de confinamento domiciliar (shelter-in-place) em Brooklyn Park, válida para um raio de três milhas a partir do campo de golfe Edinburgh, onde as buscas se concentram.

Os moradores foram orientados a não abrir a porta para supostos agentes sozinhos e a ligar para o 911 para confirmar a identidade de qualquer policial.

Veja onde ocorreram os ataques — Foto: Editoria de arte do g1
Veja onde ocorreram os ataques — Foto: Editoria de arte do g1

O presidente Donald Trump afirmou, em comunicado divulgado pela Casa Branca, que o FBI se juntará à investigação para apoiar as autoridades locais.

“Fui informado sobre o terrível tiroteio ocorrido em Minnesota, que parece ter sido um ataque direcionado contra legisladores estaduais. Uma violência tão horrível não será tolerada nos Estados Unidos da América. Deus abençoe o grande povo de Minnesota, um lugar verdadeiramente grandioso!”, declarou Trump.

Agentes do FBI em busca do assassino — Foto: Alex Kormann/AP
Agentes do FBI em busca do assassino — Foto: Alex Kormann/AP

Fonte: Redação g1 – 15/06/2025 

COMPARTILHE

Saronita Miranda quaresma dd Almeida on Concurso Nacional Unificado abre 508 vagas para nível médio

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

POSTS RELACIONADOS
- Publicidade -
Cigana das 7

Mais Populares