terça-feira, setembro 16, 2025
InícioENTRETENIMENTOSexta-feira 13 é mesmo mais 'azarada'? O que a ciência diz sobre...

Sexta-feira 13 é mesmo mais ‘azarada’? O que a ciência diz sobre a data mais temida do calendário

Pesquisas internacionais avaliaram mortalidade, acidentes e picos de emergência; veja o que a ciência concluiu.

Acidentes, falhas cirúrgicas, picos de infarto ou de emergências hospitalares: será que a sexta-feira 13 carrega um risco maior para a saúde do que qualquer outro dia do calendário? O g1 localizou estudos científicos que avaliam metodologicamente o impacto da data nas ocorrências médicas pelo mundo.

Os pesquisadores analisaram prontuários médicos, registros de acidentes e outros dados para avaliar se a fama de “amaldiçoada” da data se confirma ou não. Abaixo, veja o que dizem os estudos e confira aind o que se sabe sobre a origem da superstição sobre a sexta-feira 13.

1 – Impacto em cirurgias?

Estudo publicado em 2024 na “Annals of Surgery Open” e liderado por Sanjana Ranganathan, do Houston Methodist Hospital, investigou se cirurgias realizadas na data têm piores desfechos pós-operatórios. A pesquisa analisou 19.747 pacientes submetidos a 25 procedimentos comuns entre 2007 e 2019, comparando quem operou no dia 13 com os que passaram por cirurgia nos dias 6 e 20.

O acompanhamento foi de até um ano após o procedimento, e os dados mostraram que não houve diferença significativa nas taxas de morte, complicações ou reinternações. A conclusão do estudo: operar numa sexta-feira 13 não representa maior risco.

2 – Acidentes com mulheres

Publicado em 2004 na revista científica “BMC Public Health”, o estudo de Igor Radun e Heikki Summala, da Universidade de Helsinque, reavaliou uma pesquisa anterior que apontava mais mortes de mulheres em acidentes de trânsito nas sextas-feiras 13. Com base em dados nacionais da Finlândia entre 1989 e 2002, os autores compararam 21 sextas-feiras 13 com as sextas anteriores e posteriores, excluindo feriados. Foram analisados número de acidentes, feridos, mortos e responsabilidade por sexo.

O resultado não mostrou diferença significativa, e as mulheres não estavam mais envolvidas nesses acidentes. A hipótese de efeito supersticioso ligado ao gênero não foi confirmada.

3 – Lua, sexta 13 e zodíaco

Publicado em 2011 no “World Journal of Surgery”, o estudo liderado por Jochen Schuld, do Hospital Universitário de Saarland (Alemanha), analisou 27.914 prontuários de cirurgias realizadas entre 2001 e 2010 para investigar se fases da Lua, sexta-feira 13 ou signos do zodíaco influenciam emergências ou sangramentos intraoperatórios.

As datas foram cruzadas com 111 ciclos lunares, 15 sextas-feiras 13 e os 12 signos. O resultado: nenhum fator teve impacto nos desfechos avaliados. A conclusão dos autores é direta: essas crenças não se confirmam na prática médica.

4 – Demanda nos prontos-socorros

Publicado em 2012 no “American Journal of Emergency Medicine”, o estudo liderado por Bruce M. Lo, da Eastern Virginia Medical School (EUA), analisou 49.094 atendimentos em seis serviços de emergência entre 2002 e 2009 para avaliar se a sexta-feira 13 aumenta a procura por pronto-socorro.

Foram comparadas sextas 13 com as sextas anteriores e posteriores, além de períodos mensais. A média de atendimentos foi até menor na sexta 13 em relação ao mês seguinte. Apenas os casos de trauma penetrante apresentaram leve aumento. Conclusão: a data não representa risco extra para os plantões de emergência.

5 – Mais casos de infarto?

Publicado em 2016 no Medical Journal of Australia, o estudo liderado por Majd B. Protty avaliou se a sexta-feira 13 impacta negativamente internações por síndrome coronariana aguda em Gales do Sul. Foram analisados dados de 56.062 pacientes internados entre 1999 e 2014, comparando 217 combinações de dias e datas com os resultados da sexta 13.

Usando modelos de regressão de Cox, os autores não encontraram aumento no risco de mortalidade para a data. Algumas outras datas, como segunda-feira 30, mostraram menor mortalidade, mas os pesquisadores atribuíram isso a possíveis falsos positivos. A conclusão é que a superstição não altera o risco cardíaco.

Origem da sexta-feira 13

A origem dessa superstição é desconhecida. Pesquisadores dizem que a má fama da sexta-feira 13 tem origem religiosa e cultural. Uma das versões para a simbologia da sexta-feira 13, ligada ao cristianismo, diz que em sua última ceia, que aconteceu em uma quinta-feira, Jesus teria se reunido com seus 12 discípulos, totalizando 13 pessoas na refeição.

A origem da sexta-feira 13 também tem explicações na história, mais especificamente na monarquia francesa. De acordo com a história, o rei Felipe IV sentiu seu poder ameaçado pela influência exercida pela Igreja dentro de seu país.

A verdadeira histeria pela sexta-feira 13 começou no início do século 20, com o livro de Thomas Lawson, “Friday, the Thirteenth”, de 1907. A história é sobre um corretor de ações que escolhe este dia para deliberadamente quebrar o mercado.

A superstição também foi imortalizada pelo cinema norte-americano, na década de 1980, com a sequência de filmes de terror intitulada “Sexta feira 13”, com o personagem Jason Voorhees.

Fonte: Redação g1 – 13/06/2025

COMPARTILHE

Saronita Miranda quaresma dd Almeida on Concurso Nacional Unificado abre 508 vagas para nível médio

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

POSTS RELACIONADOS
- Publicidade -
Cigana das 7

Mais Populares