domingo, setembro 14, 2025
InícioMUNDOVotos do exterior dão vantagem ao 'Chega' e colocam a extrema direita...

Votos do exterior dão vantagem ao ‘Chega’ e colocam a extrema direita como a 2ª maior força de Portugal

Sigla ultrapassou os socialistas após contagem final da votação, feita em 18 de maio. Feito rompe o domínio histórico dos dois principais partidos portugueses desde o fim da ditadura.

O partido de extrema direita Chega ultrapassou o Socialista e se tornou a segunda maior força política no Parlamento de Portugal. A mudança aconteceu após a contagem final dos votos no exterior, divulgada nesta quarta-feira (28).

O resultado confirma 60 assentos para o Chega, contra 58 do Partido Socialista (PS)A votação foi realizada em 18 de maio, em uma eleição parlamentar antecipada.

Segundo o governo português, o Chega foi o partido mais votado por portugueses que estão no exterior, conquistando 26,15% dos votos. No Brasil, a legenda conseguiu mais de 12 mil votos e também liderou a disputa.

Na noite da eleição, PS e Chega tinham empatado com 58 cadeiras cada, embora os socialistas tivessem ficado ligeiramente à frente em percentual de votos. Com os dois assentos obtidos fora do país, o Chega garantiu a ultrapassagem.

O bloco de centro-direita Aliança Democrática, liderado por Luís Montenegro, venceu a disputa com 91 assentos no Parlamento. O grupo cresceu em relação à eleição anterior, mas não atingiu a maioria necessária para governar sozinho.

Criado há apenas seis anos, o Chega rompe o domínio histórico dos dois principais partidos portugueses após o fim da ditadura em 1974. A sigla segue o avanço da extrema direita observado em outras partes da Europa.

O Chega tem alianças com grupos como o Reagrupamento Nacional, de Marine Le Pen, na França, e o AfD, na Alemanha. O partido faz campanha contra a elite política, defende o combate à imigração, além de penas mais severas para crimes — como a castração química de estupradores reincidentes.

O primeiro-ministro Luís Montenegro já disse que não fará acordos com o Chega. Ele planeja formar um governo minoritário. Na quinta-feira (28), o presidente Marcelo Rebelo de Sousa irá se reunir com os líderes dos três principais partidos.

Fonte: Redação g1, com Reuters – 28/05/2025 

COMPARTILHE

Saronita Miranda quaresma dd Almeida on Concurso Nacional Unificado abre 508 vagas para nível médio

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

POSTS RELACIONADOS
- Publicidade -
Cigana das 7

Mais Populares