domingo, setembro 14, 2025
InícioSAÚDEInfarto em jovens: Idade não é mais fator que divide quem tem...

Infarto em jovens: Idade não é mais fator que divide quem tem risco ou não, diz cardiologista

Veja mitos e verdades sobre as doenças cardiovasculares.

“Qualquer pessoa na idade adulta, adultos jovens e infelizmente até crianças podem se enquadrar em risco cardiovascular aumentado”. O alerta do cardiologista Agnaldo Biscopo mostra a realidade de um número preocupante: 99,7% dos pacientes com doenças cardiovasculares não conseguem controlar fatores de risco, segundo a Sociedade de Cardiologia do Estado de São Paulo (Socesp).

“Jovens com fatores de risco bem evidentes têm aumentando a incidência de doença cardiovascular no nosso meio”, ressalta o médico.

Em entrevista ao podcast Bem-Estar, Bispo afirma que a idade não é mais um fator que divide quem tem risco de desenvolver problemas cardiovasculares, e explica o motivo.

“É impressionante que as pessoas ainda saibam que por exemplo a diabetes, a pressão alta, que a hipertensão arterial, o colesterol, a inatividade física, ou seja, sedentarismo… São fatores que diretamente aumentam o risco cardiovascular.”

Segundo Biscopo, podem ser considerado fatores de risco para doenças do coração:

  • tabagismo;
  • diabetes;
  • pressão alta;
  • colesterol de origem familiar elevado;
  • sedentarismo;
  • e obesidade.

De acordo com o cardiologista, os números alarmantes apontam uma conexão entre o aumento da obesidade e das doenças cardíacas . A gordura abdominal está ligada a processos inflamatórios que elevam a pressão arterial e aumentam a resistência à insulina, favorecendo também o desenvolvimento de diabetes.

Fonte: Bem-Estar – 24/10/2024

COMPARTILHE

Saronita Miranda quaresma dd Almeida on Concurso Nacional Unificado abre 508 vagas para nível médio

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

POSTS RELACIONADOS
- Publicidade -
Cigana das 7

Mais Populares