Levantamento aponta que 70,3% aprovam o governador; apoio à vice Hana Ghassan impulsiona pré-candidatura
Em um estado de grandes desafios sociais, geográficos e econômicos como o Pará, liderar com eficiência não é tarefa simples. Mas, o governador Helder Barbalho tem conseguido manter a confiança da população com uma gestão marcada por presença ativa, obras estruturantes e políticas voltadas ao desenvolvimento humano.
Prova disso é a nova pesquisa do Instituto AtlasIntel, que aponta que 70,3% dos paraenses aprovam o desempenho do governador. O levantamento, realizado entre os dias 7 e 14 de julho de 2025 com 2.214 entrevistados, mostra ainda que 58,4% dos paraenses consideram o governo ótimo ou bom, enquanto 28% avaliam como regular. Apenas 13,6% classificam a gestão como ruim ou péssima.
A pesquisa também mostra a relevância de Helder Barbalho na corrida para a disputa pelo Governo do Pará em 2026. Com seu apoio, a vice-governadora Hana Ghassan (MDB) lidera em um dos cenários testados, com 33,4% das intenções de voto. Em segundo lugar aparece o prefeito de Ananindeua, Dr. Daniel Santos (PSB), com 26,5%, seguido pelo deputado federal Éder Mauro (PL), com 17%.
Em outro cenário, mais competitivo, Hana e Daniel aparecem empatados tecnicamente, com 31% e 32,6%, respectivamente. O ex-senador Paulo Rocha (PT) tem 12,4% das intenções de voto, e o deputado estadual Rogério Barra (PL) surge com 6,3%.
Além da corrida estadual, o levantamento também mediu a preferência dos paraenses para a eleição presidencial. O presidente Lula (PT) aparece na frente, com 45,6% das intenções de voto, enquanto o governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas (Republicanos), registra 25,5%.
Outros possíveis nomes para a disputa nacional aparecem com percentuais menores: Ciro Gomes (PDT) tem 6,4%, seguido de Romeu Zema (Novo) com 3,6%. Eduardo Leite (PSD) e Ronaldo Caiado (União Brasil) empatam com 2,8%, e Ratinho Júnior (PSD) fecha a lista com 2,3%.
A pesquisa tem margem de erro de dois pontos percentuais e nível de confiança de 95%, trazendo um retrato de momento que reforça o protagonismo de Helder Barbalho no cenário político estadual e seu peso como liderança no tabuleiro nacional.
Fonte: Alexandre Nascimento, Metrópoles – 17/07/2025